sexta-feira, 24 de abril de 2009

4 motivos para não liberar feeds RSS com o conteúdo completo do seu site ou blog

Windows Vista Dicas e truques do novo Windows 7 Dicas de Linux Dicas de Ubuntu Coisas do Google Coisas do Firefox Downloads diversos Dicas de Wordpress e blogs Como ganhar dinheiro com a Internet Fórum do Explorando Comunidade do Explorando no Orkut Twitter Uebe, do produtor do Explorando Assine nosso feed RSS!

1 - Copiadores de conteúdo e ganhadores de dinheiro com sistemas de afiliados sem conteúdo próprio. Você digita, se mata pra manter seu blog ou site atualizado com texto próprio. Ae alguém pega seu feed e cria uma página com ele. E faz isso com outros sites também. Dependendo do tamanho do seu blog, o site copiador é indexado melhor do que o seu nas buscas. E ae... Você literalmente sustenta vagabundo, e não tem o reconhecimento merecido.

2 - Spammers. Idem item anterior, porém feito de forma automatizada e em proporções gigantescas com vários sites. Alguns domínios estacionados em empresas lá dos cafundós do mundo fazem isso, geralmente com sites em inglês.

3 - Mal costume aos seus visitantes. Muita gente vai deixar de ver o seu site para ler o conteúdo inteiro no leitor de feeds preferido, no orkut (com a integração de feeds RSS no perfil), por e-mail (em sites que usam serviços como o FeedBurner), etc. Assim terão o conteúdo postado, mas não verão novidades nas suas páginas. Não verão enquetes e outras coisas colocadas no layout fora do conteúdo feedado (ops, "incluso no feed").

4 - Propagandas... Se seu site é monetizado, ou mais, se você vive disso, certamente é mais vantajoso que os leitores leiam as coisas no seu site. Assim podem se interessar e clicar nas propagandas, lhe garantindo alguns centavos :)

Vale a pena disponibilizar feeds com o conteúdo parcial. Se você é alguém sem algo mais importante a fazer que cria seu feed manualmente, vale a pena parar e escrever um comentário ou parágrafo introdutório ao texto para inclusão no feed. Se usar algum sismtema automatizado de CMS, gerenciador de conteúdo, como o Wordpress, pode usar o começo do texto no feed. Não é feio. Você informa o conteúdo que a pessoa poderá ver, caso interesse; informa que há atualizações. Quer ver? Vá para o site, oras!

Nas opções de feed do seu sistema, veja se não há algo para configurar o feed ATOM/RSS/Seja lá o que for para exibir apenas um trecho do texto.

Caso opte por inserir o conteúdo completo, vale a pena colocar um rodapé nos feeds. Se algum spammer (ou mesmo alguma pessoa de boa fé, ingênua e sem más intenções) indexar seu feed e exibir o texto dele numa interface própria, o link para seu site será garantido. Você até pode colocar algo alarmante, como "Se você está lendo esse texto fora do meusite.com.etc, então você está lendo uma cópia não autorizada! Denuncie!" (denunciar não sei a quem, mas denuncie, rs). Falando sério, um link basta. Os buscadores (leia-se: Google) verão que ali tem um link para o site original, logo aquele que tem o link é a cópia.

No Blogger.com há uma opção para incluir um rodapé no Feed. Se você usa o Wordpress, pode usar algum plug-in ou editar os arquivos do Wordpress manualmente (ainda não tentei ver quais são, pois deixo os feeds resumidos).

Fonte :

http://www.explorando.viamep.com/2008/05/4-motivos-para-nao-liberar-feeds-rss-completos

Nenhum comentário:

Postar um comentário